BLOG

Home / Blog

05/03/2018

CONCURSO FARMACÊUTICO SES/DF 2018

EDITAL PUBLICADO.

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal edital do novo concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A banca organizadora será o IADES.

Para o cargo de Especialista em Saúde – Farmacêutico Bioquímico serão 10 vagas para provimento imediato e cadastro de reserva.

REMUNERAÇÃO: R$ 3.055,00 (três mil e cinquenta e cinco reais), para ingresso no Padrão I da Classe Inicial da Carreira Assistência Pública a Saúde.

CARGA HORÁRIA: 20 (vinte) horas semanais.

As inscrições As inscrições serão feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, no período entre 8h (oito horas) do dia 20 de março de 2018 e 22h (vinte e duas horas) do dia 30 de abril de 2018. A taxa de inscrição será de R$ 60,00, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 2 de maio de 2018.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 3 de junho de 2018, no turno da tarde e com a duração de 4 (quatro) horas.

A prova objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões, de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas em cada questão, para escolha de 1 (uma) única resposta correta, e pontuação total variando entre o mínimo de 0,00 (zero) ponto e o máximo de 75,00 (setenta e cinco) pontos, de acordo com os conteúdos programáticos definidos no Anexo I e o número de questões e os pesos definidos a seguir:

a) conhecimentos básicos: 25 (vinte e cinco) questões com peso 1 (um) para cada questão, sendo: 8 (oito) questões de Língua Portuguesa, 4 (quatro) questões de Raciocínio Lógico e Matemático, 5 (cinco) questões sobre Legislação Aplicada aos Servidores do Governo do Distrito Federal, 5 (cinco) questões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e 3 (três) questões de Atualidades; e

b) conhecimentos específicos: 25 (vinte e cinco) questões com peso 2 (dois) para cada questão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Conhecimentos básicos: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, Legislação aplicada aos Servidores do GDF e Sistema Único de Saúde.

Conhecimentos Específicos para o cargo de Farmacêutico Bioquímico: 1 Código de Ética Farmacêutica. 2 Legislação farmacêutica. 2.1 Lei Federal no 5991/1973. 2.2 Lei Federal no 3820/1960. 2.3 Decreto Federal no85.878/1981. 2.4 Decreto Federal no 74.170/1974. 2.5 Portaria MS no 344/1998. 2.6 Resolução ANVISA RDC no 302/2005. 3 Assistência Farmacêutica nos diversos níveis de complexidade. 4 O papel do Farmacêutico frente à Política Nacional de Medicamentos (PNM) e Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF). 5 Atuação do Farmacêutico no Programa Saúde da Família. 6 Medicamentos: conceitos, classificação, uso racional, formas farmacêuticas. 7 Gerenciamento de medicamentos e produtos de uso hospitalar. 8 Sistemas de Distribuição de Medicamentos. 9 Quimioterapia: central de quimioterapia, manipulação e administração. 10 Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão Multiprofissional de Terapia Nutricional, Comissão de Farmácia e Terapêutica. 11 Higienização e sanitização: importância, conceitos, seleção e preparação de produtos. 12 Farmacoeconomia. Farmacoepidemiologia. Farmacovigilância. 13 Uso Racional de Antimicrobianos. 14 Farmacotécnica. Formas farmacêuticas sólidas, líquidas, semi-sólidas e estéreis: conceito, importância, aspectos biofarmacêuticos, fabricação, preparação e acondicionamento. Sistemas de liberação de fármacos. 15 Manipulações estéreis na farmácia hospitalar: nutrição parenteral, citotóxicos, colírios e medicamentos parenterais. 16 Aspectos técnicos de infraestrutura física e garantia de qualidade. 17 Boas práticas de manipulação em farmácia. 18 Estabilidade de medicamentos e determinação de prazo de validade. 19 Cálculos em farmácia. 20 Vigilância Sanitária: medicamentos sujeitos a controle especial, controle de resíduos. 21 Farmacologia Clínica, Farmacodinâmica, Farmacocinética: vias de administração; fármacos que atuam sobre o sistema nervoso central, sistema nervoso autônomo, sistema cardiovascular; sistema endócrino; fármacos antiinflamatórios; antimicrobianos; antineoplásicose fármacos utilizados no tratamento de tuberculose, hanseníase e AIDS. Interações medicamentosas e Reações Adversas. 22 Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica.

Não perca tempo, comece agora sua preparação.

Conheça nossos cursos preparatórios!

Preparatório Presencial Farmacêutico SES/DF em Goiânia

Preparatório Online Farmacêutico SES/DF com início imediato

Acesse aqui o edital completo.

 


Voltar
Newsletter
Área de Interesse